Marinha Reativa Grupamento de Fuzileiros Navais de Santos
Importância econômica e estratégica do Porto de Santos motivaram o reforço na segurança da região

A partir de hoje (10), a cidade de Santos (SP), onde está o maior complexo portuário da América Latina, responsável por 28% da balança comercial brasileira, passa a contar com um novo Grupamento de Fuzileiros Navais. A ativação desta Organização Militar aumenta a capacidade operativa da Marinha do Brasil (MB) na região, ampliando a cooperação com órgãos federais, atuando em ações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) e garantindo um maior controle nas instalações portuárias de Santos, São Sebastião (SP) e Paranaguá (PR), além do aumento da presença na tríplice fronteira em Foz do Iguaçu (PR).

O Porto de Santos, que movimenta mais de 130 milhões de toneladas por ano, contribui para o desenvolvimento econômico e social do País, com geração de empregos, renda e oportunidades para milhões de brasileiros. Por isso, requer constante vigilância e proteção, como destaca o Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar. “Hoje, nós temos diversas ameaças, inclusive narcotráfico, e certamente a presença do Grupamento de Fuzileiros Navais em Santos aumentará a segurança do nosso maior porto e da cidade de Santos como um todo, em parceria com a Receita Federal, a Polícia Federal e os outros órgãos de segurança municipais”.

O Grupamento de Fuzileiros Navais de Santos foi ativado inicialmente no final da década de 1950, atuando até o final da década de 1970. “A reativação do Grupamento de Fuzileiros Navais de Santos reforça a nossa segurança marítima em um momento tão importante para o Brasil e valoriza todo o potencial que o nosso mar tem, e toda a capacidade de projeção de poder sobre terra que a Marinha tem”, ressaltou o Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, Almirante de Esquadra (Fuzileiro Naval) Carlos Chagas Vianna Braga.

Sob o comando do Capitão de Fragata (Fuzileiro Naval) Eric Ricardo de Souza, inicialmente o grupamento será composto por 56 militares, com previsão de aumento para 158 militares até o final de 2026. “Ser Comandante do Grupamento de Fuzileiros Navais de Santos é uma honra, e tenho consciência da responsabilidade de estar à frente de uma tropa de pronto emprego, que ampliará a atuação da Marinha do Brasil na área de jurisdição do 8º Distrito Naval, particularmente na cidade de Santos, que possui o maior Porto da América Latina, de extrema importância estratégica para a economia de nosso País”, concluiu.

10/01/2024 - Por Primeiro-Tenente (RM2-T) Vanessa Mendonça e Primeiro-Tenente (T) Taise Oliveira - Santos – SP

Fonte: Agência Marinha de Notícias

Com a presidência do Senhor Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar, foi dado posse como comandante ao Senhor, Capitão de Fragata - Eric Ricardo De Souza.

Autoridades Presentes

  • Almirante de Esquadra Fuzileiro Naval Carlos Chagas Vianna Braga (comandante geral do Corpo de Fuzileiros Navais).
  • Vice almirante Marco Antonio Ismael Trovão De Oliveira (comandante do 8º distrito naval).
  • Vice almirante Guilherme Dionisio Alves.
  • Contra almirante (rmi) Hildebrandt
  • Destaque para o prefeito de Santos Sr. Rogerio Santos
  • Presentes também o CMG Robledo, Comandante da Capitania dos portos de São Paulo, CMG (RM1) Ciola, CMG (RM1) Marden, CMG (RMI) Ronald s Santiago entre outras autoridades.

AVCFN-SR/SP

Presentes os veteranos - Vet. Mardilher, Vet. Carrilho, Vet. Camilo, Vet. Wagner, Vet. Alves,  Vet. Mendes, Vet. Figueiredo, Vet. Ribeiro, Vet. Freitas, Vet. Gibini, Vet. Malaguti, Comandante Shimidt e Malpele, Vet. Sergio, Vet. Maurin, Vet. Nilo, Vet. Felipe Fidelis, Vet. CT (RM1) Ademar, Vet. Queiroz.

AVCFN-SR/SP deseja a tripulação, imediatos, integrantes do grupamento de Fuzileiros Navais e ao Comandante de Santos um Bravo Zulu!  Uma boa estada em seu novo lar - ADSUMUS.

14 de dezembro a SR-São Paulo realizou a sua Confraternização de Fim de Ano, nas Dependências do Círculo Militar de São Paulo.  Tivemos as prestigiosas presenças do Cmte do 8DN e seu Chefe do Estado Maior, do Cmte do BtlDefNBQR e demais convidados, além dos Associados, familiares e amigos. O encontro foi animado pelo ótimo Fuzibossa. O Presidente da SR-São Paulo, Cmte Bastos foi o anfitrião em mais esse evento de União e Companheirismo.

ADSUMUS

Visitantes

  • Ver Acessos do Artigo 1570

Online

Temos 11 visitantes e nenhum membro online

Acessos Vet.