Quem Somos

A Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais (AVCFN), historicamente criada em 4 de maio de 1972 e formalizada em 7 de outubro de 1995, é Pessoa Jurídica de Direito Privado, de âmbito nacional, não partidária politicamente, sem fins econômicos, que tem como fim a união e a reunião voluntárias de Fuzileiros Navais, da Reserva ou Reformados, a fim de mantê-los unidos sob os mesmos ideais e espírito de corpo que os animaram e identificaram na situação de atividade. Também podem fazer parte da AVCFN Civis ou Militares Brasileiros, da Ativa ou da Reserva, independentemente de sexo ou Força a que pertençam, desde que tenham o mesmo espírito de afinidade com o Corpo de Fuzileiros Navais (CFN).

A AVCFN é regida por seu Estatuto, complementado pelo seu Regimento Interno e pelo Regulamento de Uniformes e Símbolos, bem como por Normas Internas Complementares.

A instância decisória de mais alto nível da AVCFN é a Assembléia Geral. Também em nível nacional conta com um Conselho Deliberativo e Consultivo (CDC) e com uma Diretoria Administrativa (DAdm).

A AVCFN tem sua principal Sede na Cidade do Rio de Janeiro, RJ, onde tem foro, porém atua e desenvolve suas atividades também por meio de Seções Regionais da Associação (SRA) ou de Núcleos de Implantação de Seções Regionais (NISR). Estão ativadas as seguintes Seções Regionais: Natal, RN; Recife, PE; Brasília, DF; Sul (Porto Alegre), RS; Salvador, BA; Uruguaiana, RS; Nova Friburgo, RJ; Belém, PA e São Paulo, SP.

Visando manter o vínculo entre os Associados e a Marinha do Brasil, em especial com o CFN, várias atividades são desenvolvidas em conjunto ou com o apoio de Unidades da Marinha, tais como visita a Organizações Militares, participação em cerimônias e eventos de caráter social, esportivo ou recreativo, bem como em exercícios operativos. Nestes, os Veteranos podem inclusive realizar tarefas nas Ações Cívico-Sociais (ACISO).

Também são organizadas, pela própria AVCFN, atividades sociais, culturais, educacionais e recreativas, de modo que os Associados possam ocupar seu tempo com lazer sadio e proveitoso.

Histórico

PRIMEIRAS REUNIÕES – CRIAÇÃO INFORMAL
Em 4 de maio de 1972, por iniciativa do saudoso Veterano SINÉSIO PIRES CAVALCANTI, foi realizado o “Almoço Fuzileiro”, no Clube Naval, marco informal da criação da Associação. Compareceram 21 pessoas, sendo dezenove Fuzileiros Navais, da Reserva e Reformados, dos quais um veio a ser CC(CD), e dois civis.

Para esta reunião e outras duas que se seguiram não havia organização formal e a agremiação foi inicialmente denominada “Associação de ex-Fuzileiros Navais”, contra a vontade de muitos dos participantes. Não havia diretoria, mas atuaram como Coordenadores os Veteranos SINÉSIO e DIRCEU RODRIGUES DOS SANTOS.

A segunda reunião, realizada em julho de 1972 na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), foi denominada “Almoço da Velha Guarda dos Fuzileiros Navais” e teve como Coordenador o Veterano DOMINGOS CAVALCANTE DE LIMA. Naquela reunião foi aventada a hipótese de fundar-se (criada já estava) uma entidade associativa para congregar Fuzileiros Navais, cabendo ao Comandante JOSÉ GONÇALVES DA FONSECA o encargo de preparar um projeto de Estatuto.

A terceira reunião ocorreu em 7 de dezembro de 1972, novamente na ABI, tendo como Coordenador o Veterano PAULO LINS BARBOSA.

PRIMEIRA ASSEMBLÉIA-GERAL – FUNDAÇÃO FORMAL

Em 7 de outubro de 1995 foi realizada a primeira Assembléia-Geral, na Churrascaria Três Marias, no Mercado de São Sebastião, presidida pelo Almirante-de-Esquadra (FN) VALDIR BASTOS PONTE, então Comandante-Geral do CFN. Na ocasião foi aprovado o Estatuto da AVCFN e eleita por aclamação a Secretaria Administrativa para o biênio 1995-97, tendo como Presidente o Veterano Contra-Almirante (FN) ÁLVARO JORGE DE OLLIVIER GREGO.

Estava, assim, formalmente constituída a AVCFN, que em 5 de janeiro de 1996 passou a constar do Registro Civil de Pessoas Jurídicas sob o nº 562.842, protocolo do livro “A”, sob nº 49, registrado sob o nº 145.773 do livro “A”.

PRIMEIROS EVENTOS

No ano de 1996 a AVCFN iniciou sua participação em cerimônias militares e eventos sociais e esportivos alusivos ao aniversário do CFN, a saber:

  • cerimônia militar, em 7 de março, no Batalhão Naval;
  • festas de confraternização de Oficiais no Iate clube do Rio de Janeiro (8/3) e de Praças no Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (16/3); e
  • rústica do CFN (24/3).

Ainda em 1996 foi iniciada a edição do jornal “O VETERANO”.

A partir de janeiro de 1998 iniciou-se o desconto da mensalidade social em bilhete de pagamento, equivalente a um dia de soldo de Soldado FN. Até então, as despesas eram cobertas com contribuição, por rateio, entre os membros da Diretoria Administrativa.

SEDE NACIONAL – Criada em 04/05/1972

Praça Barão de Ladário, S/N – Ilha das Cobras – Centro

Rio de Janeiro – RJ- Brasil. CEP: 21091-000.
Telefones: (21) 99076-6701 w (21) 99076-6585
Presidente Nacional: Calos Alfredo Vicente Leitão
Vice-Presidente: José Joaquim Pires

Visitantes

  • Ver Acessos do Artigo 1571

Online

Temos 12 visitantes e nenhum membro online

Acessos Vet.